Sobre este projeto

Esta página é a adaptação de uma pesquisa de mestrado. Aqui pretende-se tornar público todo o processo de pesquisa bibliográfica, documental, iconográfica e de história oral. O objetivo central do trabalho é investigar aspectos da memória afetiva vinculada a uma edificação sui generis, de rica presença na paisagem e na dinâmica urbana da cidade de São Paulo.

A investigação tem ênfase na gênese e trajetória do Edifício João Brícola, antiga sede das Lojas Mappin, observando a sociologia dos atores envolvidos no processo, articulando sua materialidade arquitetônica, seu uso como loja, a micro-história do cotidiano dos funcionários e clientes e a memória afetiva remanescente após 25 anos do encerramento da loja.

Os textos que ora compõem esta página são excertos do projeto de pesquisa e estão em fase de aperfeiçoamento, portanto não devem ser tomados como definitivos, sim como um processo em andamento. A versão definitiva será publicada após a defesa da Dissertação, no primeiro semestre de 2027.

Hermógenes Moussallem Vasconcelos, mestrando em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração: História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo.
Orientação: Prof. Dr. Ivo Giroto